Petrobras terá duas novas plataformas no pré-sal no segundo semestre

Petrobras terá duas novas plataformas no pré-sal no segundo semestre

jan 9, 2014

Navios vão ajudar a companhia a elevar a produção de petróleo a partir de 2014

A Petrobras prevê para o segundo semestre deste ano a entrada em operação de mais duas plataformas, ambas a serem empregadas no pré-sal.

Em 2013, a companhia concluiu um recorde de nove plataformas, sendo pelo menos cinco já em produção e as restantes já no local ou a caminho do destino final de operação.

As duas novas plataformas — Cidade de Ilhabela, em Sapinhoá Norte; e Cidade de Mangaratiba, em Iracema Sul — vão ajudar a companhia a elevar a partir de 2014 sua produção de petróleo, estagnada há três anos. Nos dois últimos anos, a petroleira reduziu metas anuais para intensificar seu cronograma de manutenção.

A retomada da produção é esperada para 2014, embora a elevação seja projetada por alguns analistas para não mais que 7%. As estimativas podem ser revisadas nas próximas semanas depois que a companhia divulgar o resultado da produção de petróleo em 2013, que deve ficar abaixo da meta de 2,022 milhões de barris por dia estabelecida internamente.

É a área do pré-sal que tem sustentado a produção da Petrobras estável, compensando baixas na tradicional Bacia de Campos e o declínio natural dos poços, que a estatal divulga ser de 10% a 11% ao ano, em média. Em 2013, todos os poços perfurados no pré-sal tiveram sucesso exploratório.

A contribuição na produção total da empresa é estimada para passar de 7%, em 2012, para 42% em 2017 e 50% em 2020. A Petrobras ressalta ter alcançado um recorde diário de 371 mil barris de petróleo no último dia 24 de dezembro na área de pré-sal, com 21 poços em operação, ou uma produtividade de 18 mil barris/dia por poço.

Em alguns casos, a produção chega a 30 mil barris por poço, acima das expectativas iniciais da própria companhia. A Petrobras compara o resultado a áreas referência de produção no mundo.

A produtividade no Mar do Norte, diz, é de até 15 mil barris/dia, e, no Golfo do México, de até 10 mil barris/dia. A estatal lembra ainda que a marca de 300 mil barris dias foi alcançada em sete anos, enquanto o mesmo número foi atingido no Golfo do México sete anos após a primeira descoberta.

(Fonte: Agencia Estado)

http://economia.ig.com.br/empresas/2014-01-08/petrobras-tera-duas-novas-plataformas-no-pre-sal-no-segundo-semestre.html

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>