Etanol/Unica: demanda responde por alta dos preços na entressafra

A entidade diz que a disparada das cotações não está atrelada à estiagem que atinge os canaviais do Centro-Sul

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou nesta terça-feira, 25, que a alta dos preços do etanol deve-se à demanda aquecida para este período de entressafra, mesmo com estoques do biocombustível cerca de 10% superiores em comparação com um ano atrás. A entidade diz que a disparada das cotações não está atrelada à estiagem que atinge os canaviais do Centro-Sul, principal região produtora do País.

“O etanol consumido hoje foi produzido durante o período de safra, que terminou no fim de novembro ou início de dezembro, para a grande maioria das usinas do Centro-Sul. Até o início da nova safra, em abril, o consumidor será abastecido por etanol estocado enquanto havia produção”, afirma o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Atualmente, o litro do hidratado é comercializado a R$ 1,4148 nas usinas de São Paulo, sem impostos, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). O valor é 14,6% maior na comparação com um ano antes. Só em 2013, o produto acumula alta de 10,2%. O anidro, cotado a R$ 1,5348, tem valorização de 15,2% nos últimos 12 meses e de 6,4% só neste ano.

Conforme a Unica, a produção de etanol na temporada 2013/14 aumentou quase 20% em todo o País, para 28 bilhões de litros. O incremento de oferta do biocombustível foi superior a 4 bilhões de litros, enquanto as exportações caíram quase 1 bilhão de litros. “No total, o aumento da oferta de etanol para o mercado doméstico superou 5 bilhões de litros. Foi o maior incremento de oferta interna em um único ano já visto no Brasil, o que contribuiu significativamente para o mercado interno de combustíveis”, diz Padua.

(Fonte: Estadão)

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cana/noticia/2014/02/etanolunica-demanda-responde-por-alta-dos-precos-na-entressafra.html

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>