“Indústria precisa elevar competitividade”, diz CEO da Braskem

SÃO PAULO  –  A indústria brasileira precisa ganhar mais competitividade antes de enfrentar medidas de maior abertura da economia, na opinião de Carlos Fadigas, presidente do conselho diretor da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e CEO da Braskem. “Se a abertura não for precedida por isso, pode se acelerar de forma importante o processo de desindustrialização”, afirmou, durante abertura de seminário “A Indústria Brasileira na Política Econômica do Próximo Governo”, promovido em São Paulo pelo Valor.

Fadigas ressaltou que o crescimento médio da indústria de transformação brasileira, entre 2000 e 2012, foi de 1% ao ano, contra 10% na China, 7% na Índia e 4% na Rússia, sempre na mesma comparação. Segundo o executivo, os números mostram a menor competividade do setor manufatureiro nacional. Ele lembrou ainda que de 2003 as 2013 as vendas do varejo cresceram em taxa que foi praticamente o dobro da elevação da produção industrial, o que mostra que boa parte a elevação da demanda interna, resultado da política de elevação de consumo, vazou para o exterior.

Na indústria química especificamente, diz ele, a taxa de utilização, que era de 86% de 2003 a 2007, caiu para 82% entre 2008 e 2014. A balança comercial da indústria manufatureira no ano passado, ressalta ele, teve déficit de US$ 105 bilhões no ano passado. Na indústria, química, diz Fadigas, o déficit foi de US$ 32 bilhões. “Isso mostra a dificuldade de concorrer com o importado e de exportar competitivamente.”

O seminário que ocorre nesta quarta-feira pretende debater o quadro atual do setor, as razões que provocaram a atual situação, como revertê-la, o papel que a indústria pode desempenhar na retomada de um crescimento econômico maior do país, no reequilíbrio da balança comercial, na criação e distribuição de renda.

Reportagem de  Marta Watanabe e Flavia Lima | Valor

Matéria publicada originalmente no jornal VALOR ECONÔMICO, de 24 de setembro de 2014

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>