Frente Parlamentar visita Polo Industrial de Camaçari – BA

 O deputado federal Vanderlei Siraque, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, visita nesta segunda-feira (03), o Polo Industrial do município de Camaçari, no estado da Bahia.

A visita é promovida pela Frente Parlamentar do Setor Químico; pelo Comitê de Fomento da Indústria de Camaçari – COFIC, e pela Braskem. O objetivo é discutir o futuro da indústria química do Brasil e seus impactos na Bahia.

O Regime Especial da Indústria Química-REIQ/613 trouxe ânimo ao segmento, que mesmo com uma base consumidora crescente vem enfrentando dificuldades que impactam na sua competitividade. E o manifesto em defesa da “Retomada da Competitividade do Setor Químico, Petroquímico e de Plástivo” acordado no último dia 21 de maio, demostra que este é um desafio a ser enfrentado por todos, em busca da sobrevivência e retomada de uma indústria tão importante para o nosso país.

Abaixo o gráfico com a situação da indústria química e petroquímica da Bahia:

A importância da indústria química e petroquímica do Estado da Bahia no Cenário Brasileiro

  • 30% das exportações baianas (2010).
  • O setor químico/petroquímico é o mais representativo dentro Polo Industrial de Camaçari.
  • Polo Industrial de Camaçari: 20% do PIB baiano (2010).
  • Polo Industrial de Camaçari: 45 mil empregos diretos/indiretos gerados.
  • Petroquímica representa 48% da produção do setor químico local e suas exportações, agregadas às do conjunto deste setor, representam 20% das exportações baianas (2010).

Vanderlei Sirauqe visita Polo Industrial de Camaçari – BA

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>