ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES

A Frente Parlamentar tem a finalidade de promover o intercâmbio com entidades e associações da sociedade civil e órgãos públicos, visando à integração de ações e propostas em seu Estatuto no sentido de viabilizar a implementação de políticas públicas que colaborem para a Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil.

E para tanto, a Frente Parlamentar objetiva colaborar com órgãos, associações e entidades empresariais e dos trabalhadores, relacionadas à Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil de modo a promover a cooperação do mesmo com o Congresso Nacional;

A Comissão Executiva da Frente poderá designar inclusive, dentre os seus integrantes, a atribuição de promovê-la, articulá-la e representá-la junto aos órgãos públicos e entidades privadas, no âmbito internacional, federal, estadual e municipal.

A Frente Parlamentar poderá receber também, por meio do seu presidente, doações de entidades privadas para garantir, entre outras necessidades, a divulgação e execução de suas finalidades.

Vale ressaltar que, como Membros Colaboradores da Frente, figuram as entidades e associações, representantes dos Ministérios Federais, dos movimentos sociais e sindicais, dos Ministérios Públicos, Judiciário, conselhos, fóruns, organizações sociais, instituições públicas e privadas relacionados com os objetivos desse colegiado, como empresários e trabalhadores do setor.

1. Químicos em geral

ABIQUIM – Associação Brasileira da indústria Química

Presidente: Fernando Figueiredo

Objetivos: Disseminar e promover a aplicação contínua do Programa Atuação Responsável, divulgando-o perante a sociedade; Contribuir para o pleno desenvolvimento do mercado brasileiro de produtos químicos, concorrendo para elevar os padrões brasileiros nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente, qualidade, produtividade e logística de distribuição; Executar e estimular ações esclarecedoras que permitam a compreensão adequada da contribuição da indústria química à sociedade; Acompanhar o desempenho e o desenvolvimento da indústria química, elaborando e oferecendo aos seus associados e segmentos de interesse da indústria informações qualificadas e estudos técnicos; Representar os associados, na defesa de seus interesses, perante as instituições governamentais e outros setores relevantes da sociedade, em âmbito nacional e internacional; Contribuir na elaboração da legislação e na definição de políticas e decisões governamentais que digam respeito ao interesse da indústria química; Participar de organismos e reuniões internacionais de interesse da indústria química; Estimular parcerias para pesquisas e desenvolvimento tecnológico na indústria química; Estimular o intercâmbio de informações e práticas de gestão entre as empresas associadas; Apoiar os trabalhos das comissões setoriais e temáticas, para que contribuam para o aumento da competitividade (atual e futura) do setor químico.

 

ABICLOR – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, cloro e Derivados

Presidente: Aníbal do Vale 

Objetivos: Atuar no desenvolvimento e competitividade da indústria de cloro-álcalis, promovendo a responsabilidade social, o respeito ao meio ambiente, à segurança e à saúde em benefício do bem-estar da sociedade. As empresas do setor são reconhecidas por promover o crescimento com responsabilidade e pelo seu compromisso com a sustentabilidade.

 

ASSOCIQUIM – Associação Brasileira dos Distribuidores e Produtos Químicos e Petroquímicos.

Presidente: Rubens Metrano

Objetivos: A entidade tem por princípio apoiar a categoria na defesa do livre comércio de produtos químicos e petroquímicos nos mercados interno e externo, valorizando o respeito ao meio ambiente, a legislação e a ética em benefício do associado. Apoiamos e incentivamos o empresário na missão de fazer do comércio e distribuição de produtos químicos e petroquímicos um elo eficaz entre seus fornecedores e o mercado, atuando em uma ou mais modalidades comerciais, dentro ou fora do território nacional, visando antecipar-se às necessidades dos clientes, sendo reconhecidos pelas preocupações com relação à qualidade dos serviços e produtos, pela segurança e pela ética.

 

ABICOM – Associação Brasileira de Polímeros Biodegradáveis e Compostáveis

Presidente: Varuska Rigolin

Objetivos: Atividades voltadas a satisfazer as necessidades dos associados, do setor, da sociedade e principalmente do meio ambiente.
Suporte necessário aos associados e representa o setor nas discussões de temas de crucial importância com outras partes interessadas, como consumidores e legisladores. Apoio a inovação tecnológica no desenvolvimento, produção, aplicação, utilização e descarte adequado pós-uso de produtos a base de polímeros biodegradáveis e compostáveis, promovendo a sua revalorização, assim como as normas e certificações que garantam a biodegradabilidade e compostabilidade tanto das matérias-primas quanto dos produtos finais.
Contribuição para a educação do consumidor quanto aos termos e tecnologias envolvidas e suas conseqüências futuras. Acreditamos que a falta de informação, ou pior, a informação passada de forma equivocada ou tendenciosa, pode trazer resultados danosos para o futuro de nosso planeta.

 

ABRAFAS – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas

Presidente: Renato Gomes da Silva Boaventura

Objetivos: A ABRAFAS – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas, criada em 07 de novembro de 1968 como entidade representativa dos produtores de fibras manufaturadas é uma sociedade de fins não econômicos, que atualmente congrega as empresas envolvidas na produção, transformação e comercialização de fibras artificiais e sintéticas, responsáveis pela quase totalidade do valor global da produção dessas fibras no país. Ainda dentro de seus princípios e objetivos básicos, a ABRAFAS tem procurado representar, coordenar e defender os interesses das indústrias de fibras manufaturadas perante entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, buscando sempre conciliar os interesses de suas associadas com as necessidades do mercado. Ao longo de sua existência a ABRAFAS tem procurado ser reconhecida, pelos diversos segmentos da sociedade com os quais interage, como interlocutora indispensável do setor e continuar sendo uma entidade respeitada pela credibilidade, participação, grau de contribuição e competência com que atua no âmbito dos mercados, tanto interno como latino-americano. As fibras artificiais e sintéticas estão presentes em todos os momentos da vida do brasileiro. Elas fazem parte do nosso vestuário, de peças e estofamentos para automóveis; e ainda aparecem na fabricação de entretelas, material hospitalar, de limpeza, representando uma produção de cerca de 380 mil toneladas/ano. E onde quer que estejam as fibras artificiais e sintéticas, está também o trabalho sério e dinâmico da ABRAFAS – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas.

 

2. Fertilizantes

ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos

Presidente: Marcelo Benedetti Figueiredo

Objetivos: Atuar através de estratégias e ações que visem a difusão e promoção de fertilizantes em todas as etapas de seu processo produtivo. Zelar pela evolução da percepção dos produtos e serviços prestados pelo setor de fertilizantes. Apoiar ações que busquem a conquista e elevação da participação do setor dentro e em conjunto com o agronegócio.

 

ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal

Presidente: João Sereno Lammel (DuPont)

Objetivos: A missão da Andef é criar condições favoráveis ao desenvolvimento do setor de produtos fitossanitários no Brasil, atuando na defesa de suas associadas, respeitando o homem e o ambiente, promovendo o uso correto e seguro desses produtos e visando a melhoria da produtividade e qualidade da produção agrícola.

 

ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários

Presidente: Marco Antônio Nasser de Carvalho

Objetivos: Contribuir com o desenvolvimento, diferenciação e sustentabilidade de seus associados, visando à melhoria do negócio distribuição de insumos agrícolas e veterinários.

 

3. Tintas

SINPLAST – Sindicato das Indústrias de Plástico e Tinta

Presidente: Edilson Deitos

Objetivos:

ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas

Presidente: Antonio Carlos M. Lacerda

Objetivos: Agregar valor aos associados e à cadeia de tintas, atraindo a participação de fabricantes e fornecedores e liderando ações conjuntas com as demais associações da cadeia produtiva, de comercialização e distribuição.

 

4. Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. 

Presidente: João Carlos Basilio

Objetivos: A Missão da Entidade é apoiar, desenvolver, estimular e criar ações e instrumentos que contribuam para o progresso da indústria de HPPC no Brasil. Seu objetivo é fazer com que as indústrias instaladas no País trabalhem com maturidade, se auto-regulamentem e tenham credibilidade. Baseia-se nos princípios da ética, da atitude pró-ativa, da responsabilidade do fabricante, do respeito aos padrões de segurança e do apoio ao controle de produtos disponíveis no mercado pelo governo, por meio de monitoramento ou inspeção.

 

ITEHPEC – Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Presidente: João Carlos Basilio

Objetivos: Ser o facilitador no desenvolvimento tecnológico, um instrumento para a capacitação tecnológica das empresas, tendo como papel fundamental a busca da competitividade do setor, gerando informações para o balizamento das políticas tecnológicas e para a gestão do processo de mudanças e inovações no setor. Gerar oportunidades de negócios em inovação e capacitação tecnológica para as empresas do setor. Estabelecer e consolidar a interação das universidades e centros de pesquisa com as empresas. Estimular o aproveitamento dos mecanismos de subvenção e incentivos fiscais para a inovação nas empresas. Estimular a participação de instituições de Ciência & Tecnologia no processo de inovação tecnológica.

 

5. Produtos de Limpeza

ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins

Presidente: Maria Eugenia Saldanha

Objetivos: Promover ações que incentivem o crescimento do setor como um todo, o aperfeiçoamento técnico-científico, respeitando o meio ambiente, a saúde e a segurança da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país, além de defender os interesses legítimos de seus associados, com coerência, ética, transparência e qualidade.

 

6. Energia

ABRACE – Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres.

Presidente: Adjarma Azevedo

Objetivos: Braço não governamental da ONU; membro do Conselho Mundial de Energia; da Internacional Federation of Industrial Energy Consumers (IFIEC); e da Associação Latino Americana dos Grandes Consumidores Industriais de Energia. Reúne 63 grupos industriais em todo o Brasil, que absorvem 20% do total de energia elétrica consumida ou 45% da fatia industrial no País. Responde também por mais de 40% da energia térmica utilizada pela indústria brasileira. Visa atuar permanentemente para assegurar ao grande consumidor industrial a disponibilidade de energia com qualidade e preços competitivos.

 

7. Máquinas

ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Presidente: Luiz Aubert Neto 

Objetivos: A ABIMAQ – entidade representativa da estratégica indústria brasileira de máquinas e equipamentos -, priorizando os interesses nacionais aos setoriais e os coletivos aos individuais, tem por Missão atuar de forma independente para promover o desenvolvimento sustentado do setor, por meio de produtos, serviços e ações político-institucionais que contribuam para: a competitividade sistêmica e empresarial; o financiamento à produção e à comercialização; o fomento dos negócios nos mercados nacional e internacional.

 

8. Petróleo, Gás e GLP

SINDGAS – Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo.

Presidente: Sérgio Bandeira de Mello

Objetivos: Coordenar esforços para posicionar o Gás LP como combustível confiável, sustentável e conveniente para a sociedade, aumentando sua relevância na Matriz Energética através do desenvolvimento contínuo de novas tecnologias e aplicações, tornando-o cada vez mais atrativo aos diversos públicos de interesse.

 

SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros

Presidente: Emanuel Cancela

Objetivos: tem por missão representar, apoiar, agregar e orientar os postos revendedores de Santa Catarina, prestando serviços para melhor desenvolvimento da atividade.

 

9. Plásticos

ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico

Presidente: José Ricardo Roriz Coelho

Objetivos: Atuar diretamente no desenvolvimento e fortalecimento do setor por meio de serviços e produtos, bem como exercer ativa participação junto aos órgãos governamentais, de forma a reivindicar medidas que atendam as necessidades do setor.

 Sindiplast – Sindicato Patronal do Plástico

Presidente: José Ricardo Roriz Coelho

Objetivos: Sua missão básica é favorecer o desenvolvimento do setor de transformação de material plástico.

 FETQUIM – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas Farmacêuticas Plásticas e Similares de São Paulo e Região.

Presidente:

Objetivos:

 PLASTIVIDA – Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos

Presidente: Carlos Parente

Objetivos: Melhorar continuamente a imagem dos plásticos; Incentivar a coleta seletiva e a reciclagem; Contribuir com as empresas da cadeia produtiva dos plásticos na adoção de posturas éticas e socioambientais responsáveis; Promover o crescimento sustentável do mercado de plásticos.

  ADIRPLAST – Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas e Bobinas Plásticas de Bopp e Bopet

Presidente: Laércio Gonçalves

Objetivos: Coordenar e defender políticas públicas que estejam ligadas à indústria do plástico; Aprimorar a relação entre as empresas associadas e os produtores de resinas plásticas; Incentivar a política da livre concorrência no segmento da distribuição, promovendo elevados padrões éticos no relacionamento entre a cadeia de suprimentos do setor plástico; difundir a sustentabilidade e a correta imagem do plástico.

 ABIEF – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis

Presidente: Sergio Carneiro Filho

Objetivos: fomentar o mercado nacional de embalagens plásticas flexíveis; alavancar as exportações do setor; criar programas de incentivo à educação ambiental e à reciclagem das embalagens; lutar pela isonomia tributária do setor; buscar o reconhecimento da cadeia produtiva do plástico como uma cadeia de valor.

 ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET

Presidente: Auri Marçon

Objetivos: Fundada em 1995, a ABIPET tem como objetivos promover a utilização e reciclagemdas embalagens de PET, incentivar o desenvolvimento tecnológico, aplicações para o PET reciclado e divulgar as ações do setor.

 

10. Borracha

ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha

Presidente: Edgar Solano Marreiros

Objetivos: Propor, defender e salvaguardar direitos, interesses e conveniências do setor, respeitando a legislação pertinente às ações políticas e administrativas. Considerar e defender interesses do setor junto às autoridades públicas, face leis, decretos ou normas que se refiram ao setor, direta ou indiretamente. Firmar convênios e entendimentos com entidades correlatas de outros países, objetivando inserir a atividade artefatista brasileira no mundo internacional, para assegurar a atualização tecnológica, institucional, política e negocial. Atuar como entidade representativa do Brasil junto a Comissão das Industrias de Borracha do Mercosul – Comincaucho, grupo que congrega as entidades patronais das industrias de borracha, nos países que integram o Mercosul. Elaborar dados e informações estatísticas, gerais e específicas, relativos ao desempenho do setor. Assessorar juridicamente todas as áreas de interesse dos associados, com ênfase na legislação trabalhista e previdenciária. Assistir às empresas, na área do comércio exterior, incluindo estudos tarifários sobre importações e exportações de matérias-primas, máquinas, equipamentos e produtos acabados. Coordenar as negociações coletivas junto aos sindicatos laborais por ocasião da data-base e eventuais convenções suplementares. Informar, de forma clara, objetiva e atualizada, através dos nossos Boletim Expresso, Boletim Legislativo e Circulares, matérias de interesse para o setor. Participar de exposições, feiras, rodadas de negócios e missões comerciais nacionais e internacionais. Realizar e patrocinar a EXPOBOR – Exposição Internacional de borracha com a apresentação de novas tecnologias, máquinas, equipamentos, matérias-primas e processos. Disponibilizar 24 horas, em portugues e inglês, dados cadastrais e produtos fabricados pelas empresas associadas em nosso site www.borracha.com.br. Propor, elaborar e prover toda e qualquer informação, necessidade, estudo ou demanda, originários dos associados.

 SINBORSUL – Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul

Presidente: Arlindo Paludo (Vipal)

Objetivos: Tem por objetivo além da área legal, realizar campanhas tendentes ao desenvolvimento das empresas associadas, através de cursos, conferências, ações de prospecção de mercado, etc.

 

11. Medicamento

INTERFARMA – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa

Presidente: Theo van der Loo

Objetivos: Dentre os principais objetivos da Interfarma está o de disseminar o conceito de inovação como indutora do desenvolvimento econômico, buscando criar um ambiente seguro, estável e propício para os investimentos. Além do conceito de inovação, a Interfarma promove a interação e o estreitamento das relações com os diversos agentes, principalmente com as autoridades de saúde no sentido de discutir, de maneira ampla e transparente, temas como pesquisa clínica, acesso à saúde, ambiente regulatório, biotecnologia, ética e combate à informalidade que são, no nosso entendimento, fundamentais para aprimorar o debate em torno da saúde pública no País.