ANP aponta potencial para exploração de gás em 40 cidades da região

Órgão realizou a 12ª Rodada de Licitações com a oferta de blocos em diversos estados brasileiros, inclusive São Paulo

 

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou potencial para exploração de gás natural em 40 cidades da região de Presidente Prudente.

No fim do mês passado, o órgão realizou a 12ª Rodada de Licitações, com a oferta de blocos com potencial para gás natural, em diversos estados brasileiros, inclusive São Paulo. Dos 19 blocos exploratórios da Bacia do Paraná incluídos na 12ª Rodada, cinco estão localizados em São Paulo.

Os cinco foram arrematados: PAR-T-198 – Petrobras (100%); PAR-T-199 – Petra Energia (50%); Bayar (50%); PAR-T-218 – Petrobras (100%); PAR-T-219 – Petra Energia (50%); e PAR-T-220 – Petra Energia (50%); Bayar (50%).

De acordo com a ANP, os municípios da região são: Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Dracena, Emilianópolis, Estrela do Norte, Flora Rica, Flórida Paulista, Iepê, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Mariápolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Pacaembu, Piquerobi, Pirapozinho, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Sagres, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Tarabai.

Segundo a ANP, a 12ª Rodada de Licitações tem investimentos previstos de mais de meio bilhão de reais, considerando apenas os valores de Programa Exploratório Mínimo (PEM) oferecidos pelos vencedores. Foram arrematados 72 dos 240 blocos ofertados e a arrecadação com bônus de assinatura foi de aproximadamente R$ 165,2 milhões. A média de Conteúdo Local oferecido é de 72,61% para a fase de exploração e 84,47% para a de desenvolvimento.

Ainda segundo a agência, a Petrobras arrematou, sozinha ou em consórcio, 49 blocos, sendo 43 como operadora. No total, 12 empresas apresentaram ofertas vencedoras – oito brasileiras e quatro estrangeiras. As outras vencedoras foram: Alvopetro, Bayar, Companhia Paranaense de Energia, Cowan, GDF Suez, Geopark, Nova Petróleo, Ouro Preto, Petra Energia, Petrobras, Trayectoria e Tucumann.

A ANP destacou como grandes sucessos da 12ª Rodada os resultados obtidos na Bacia do Paraná, a entrada da Bacia do Acre como nova possibilidade no cenário exploratório brasileiro e o reforço de blocos no Parnaíba, reiterando a importância dessa bacia que hoje já produz em torno de 6% do gás brasileiro.

Para o Ministério de Minas e Energia, a 12ª Rodada tem um papel pioneiro e poderá contribuir no futuro para o aumento da produção de gás no país.

 

(Fonte: i Fronteira)

http://www.ifronteira.com/noticia-regiao-54645

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>