Gasolina no Brasil terá redução de enxofre em 2014

Já está valendo medida anunciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que a gasolina automotiva tenha, em todo o território nacional, no máximo 50 miligramas por quilo (mg/kg) de enxofre total, apresentando qualidade semelhante a que é comercializada nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. Já a gasolina Premium também passa a ter redução no teor de benzeno, ficando com o mesmo limite estabelecido para a gasolina Comum.

A redução da emissão de enxofre na atmosfera será de 94% e a emissão de poluentes de até 59% a médio e longo prazo nos veículos mais modernos, contribuindo para a melhora da qualidade do ar e para a diminuição de doenças respiratórias. O teor de enxofre médio do combustível foi reduzido nos últimos anos. Era 500 mg/kg em 2009 e baixou para 200 mg/kg em 2013. A gasolina também se adaptará às novas tecnologias da indústria automobilística, como a injeção direta de combustível, além de viabilizar as metas de emissões da etapa L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Em função do processo de refino adotado, a nova gasolina poderá apresentar coloração mais clara e odor diferenciado. As características não influenciam o desempenho do combustível no motor. Não haverá problemas com relação à gasolina importada, que já atende às novas especificações da nova gasolina nacional.

Além do teor de enxofre, componentes que contribuem para as emissões veiculares terão seus limites reduzidos. São os hidrocarbonetos olefínicos, os hidrocarbonetos aromáticos e o benzeno (este último somente no caso da gasolina Premium, pois o máximo permitido na gasolina comum já era 1%). Outra resolução estabelece as especificações dos óleos diesel de uso rodoviário e prevê a comercialização obrigatória em todo o território nacional, a partir de agora, apenas do diesel S-10 (10 partículas por milhão – ppm) e do S-500 (500 ppm), com baixo teor de enxofre, para a frota de caminhões, ônibus e outros veículos a diesel de uso em estrada.

(Fonte: Jornal da Manhã)

http://jmonline.com.br/novo/?noticias,1,GERAL,89524

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