China pretende parceria estável com o Brasil para projetos de petróleo e gás natural

 

2014/04/28

A China pretende estabelecer uma parceria estável e de longo prazo com o Brasil e outros países da América Latina para projetos de petróleo e gás natural, afirmou sexta-feira em Brasília o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi.

Presente na capital brasileira para co-presidir, com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado, à sessão inaugural do Diálogo Estratégico Global Brasil-China, estabelecido em 2012 para aprofundar o relacionamento bilateral, Wang disse que a importação de petróleo e gás da América Latina representa apenas 10% do que a China compra anualmente.

“Atendendo a esse facto, a colaboração com o Brasil e outros países da América Latina tem grande potencial, atendendo a que a China importa uma grande quantidade de petróleo e gás natural, procura que é de longo prazo”, disse o ministro chinês.

Wang Yi disse ainda que a China tem interesse em envolver-se em “qualquer projeto de construção de infra-estruturas no Brasil”, nomeadamente linhas de caminho-de-ferro de todos os tipos, incluindo de alta velocidade, de produção de energia elétrica, incluindo térmica e nuclear e todos os tipos de estradas.

O presidente da China, Xi Jinping, poderá efetuar uma visita oficial ao Brasil em Julho próximo, a fim de participar na reunião dos BRICS, em Fortaleza e no encontro dos chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos (Celac) mais China. (macauhub/BR/CN))

 

http://www.macauhub.com.mo/pt/2014/04/28/china-pretende-parceria-estavel-com-o-brasil-para-projectos-de-petroleo-e-gas-natural/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>