Produção no pré-sal supera 500 mil barris por dia em 8 anos

A produção de petróleo nos campos do Pré-sal nas bacias de Campos e Santos superou a marca dos 500 mil barris por dia (bpd). Chegou a 520 mil bpd no dia 24 de junho, o que configurou um novo recorde de produção diária. Desse volume, 78% (406 mil bpd) são da Petrobras e o restante das empresas parceiras.

A produção de 520 mil barris por dia (bpd) foi alcançada em apenas oito anos, desde a primeira descoberta de petróleo na camada Pré-sal, em 2006. Para chegar a esse marco histórico, a Petrobras contou com a contribuição de somente 25 poços de produtores. Para se ter uma ideia da importância desse resultado, vale a comparação com o próprio histórico de produção da companhia:
- O marco de 500 mil barris diários havia sido alcançado no final de 1984, 31 anos após a fundação da Petrobras (1953), com a contribuição de 4.108 poços de produção.

- No Pós-sal da Bacia de Campos, onde a primeira descoberta ocorreu, em 1974, foram necessários 21 anos para produzir 500 mil barris diários de petróleo. Este nível de produção, alcançado em 1995, contou com a contribuição de 411 poços produtores.
O excelente desempenho do Pré-sal brasileiro é também destacado pela comparação com outras importantes províncias produtoras no mundo. Na porção norteamericana do Golfo do México, por exemplo, foram necessários 20 anos, a partir da primeira descoberta, para produzir 500 mil barris diários. No Mar do Norte, este número foi atingido em dez anos.

Durante a cerimônia de comemoração do marco histórico de 500 mil barris, no edifício-sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, a presidenta Dilma Rousseff destacou que o Pré-sal responde por 22% da produção da Petrobras e que, em 2018, a província será responsável por mais de 50% da produção.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, destacou que a mudança na legislação brasileira para exploração e produção de petróleo foi motivada pela descoberta do Pré-sal e pelo entendimento de que se tratava de uma área com grande potencial. “Hoje, podemos comprovar o acerto da decisão tomada naquela época. Nossa produção do Pré-sal já ultrapassa o patamar dos 500 mil barris diários e esse é apenas o começo dessa grande potência petrolífera”, avaliou o ministro.

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, recordou também que, este ano, completam-se exatos 30 anos que a Petrobras anunciou os primeiros 500 mil barris de sua produção, em 1984. “Há 30 anos, no dia 28 de junho de 1984, nós, da Petrobras, produzimos 500 mil barris por dia. E, em 24 de junho de 2014, nós voltamos a extrair 500 mil barris por dia no Pré-sal. É uma alegria tão grande que a gente lembra dos primeiros 500 mil barris como se fosse ontem. Não se falava em Pré-sal na época”, lembrou.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, revelou que a produção acumulada do Pré-sal, de 2008 até hoje, já atingiu 360 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás). Ele lembrou ainda os “mitos” derrubados acerca do Pré-sal ao longo desse período, entre eles o de que equipamentos de perfuração derreteriam ao perfurar a camada de sal. O diretor falou também da produção que tem sido alcançada nos últimos dias. “Esta é a nossa rotina e a gente vai continuar subindo essa produção ao longo das próximas semanas, dos próximos meses e anos”, projetou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>