Presidente da Frente Parlamentar participa do 15º Congresso de Atuação Responsável, promovido pela Abiquim, em SP

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, deputado federal Vanderlei Siraque (PT/SP), participa nesta terça-feira (12/08), a partir das 9 horas, da cerimônia de abertura do 15º Congresso de Atuação Responsável, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em São Paulo (SP). O evento terá atividades ao longo de dois dias, até a quarta-feira (13).  A mesa de abertura terá a participação de Carlos Fadigas de Souza Filho, presidente do Conselho Diretor da Abiquim e CEO da Braskem; Francisco Gaetani, secretário-executivo do Ministério de Meio Ambiente; Jorge Chediek, coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); e Jorge Soto, presidente da Rede Brasileira do Pacto Global.

Nesta 15ª edição, o Congresso de Atuação Responsável terá como tema central “A Pegada da Indústria Química: o AR® e os novos desafios”. Convidados do Brasil e do exterior debaterão assuntos relacionados aos desafios sobre sustentabilidade, gestão de produtos químicos, segurança de processo, atendimento a emergências, saúde, segurança e higiene industrial, logística, capacitação, diálogo com a comunidade e implementação do AR® no Brasil, na América Latina e no mundo. Um dos destaques deste ano será a divulgação dos resultados obtidos pelo setor em 2013 com a aplicação dos requisitos do Programa Atuação Responsável®.

“O Brasil é um dos destaques no cenário mundial com sua contribuição em políticas e negócios para a sustentabilidade do mundo, afirma Siraque. Segundo o parlamentar, o desenvolvimento da indústria química no Brasil está atrelado às ações positivas adotadas pelo segmento. “O Programa de Atuação Responsável é um bom exemplo deste compromisso e tem o apoio da Frente Parlamentar”, afirma Siraque.

Crise de água em SP – Um dos debates do evento será a discussão dos desafios do futuro da água potável no Brasil. A seca dos últimos meses na região de São Paulo levou o nível de água armazenado no Sistema Cantareira a baixas inéditas, fazendo com que as autoridades determinassem o uso do “volume morto”, nunca antes acessado. Até a véspera do início do uso dessa reserva, em 16 de maio, o volume útil do sistema era de 8,2%. A crescente importância da água com qualidade em grandes centros urbanos e a necessidade de difusão de novas tecnologias para enfrentar os desafios atuais desafios, além da recente escassez, motivaram os debates em torno da água no 15º Congresso de Atuação Responsável.

Organizado pela Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água da Abiquim, o workshop de saneamento e tratamento de água “Desafios do futuro da água potável no Brasil” debaterá temas como os riscos da falta de saneamento básico no Brasil, a importância da capacitação e certificação de operadores como fator na qualidade da água e a certificação dos produtos químicos como elemento chave na qualidade da água. Entre os palestrantes, estarão os especialistas Dr. Anthony Wong, toxicologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Dr. Antonio Carlos Rossin, engenheiro sanitarista (PhD), e Ellen Martha Pritsch, diretora de Operações de Negócios da NSF Bioensaios. A engenheira Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, do Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública e o engenheiro Marcos Bensoussan, da Setri Consultoria em Sustentabilidade, apresentarão os pontos em comum entre o Programa Atuação Responsável® e o Plano de Segurança da Água (PSA).

Esta é a primeira edição do congresso que conta com uma sala de debates organizada por uma Comissão Setorial da Abiquim. O público alvo das discussões deste grupo são os representantes das entidades públicas de tratamento e saneamento de água, organizações não governamentais, empresas do setor e laboratórios. O coordenador da Comissão de Saneamento e Tratamento de Água, José Eduardo Gobbi, chama a atenção para a importância de ter no evento pessoas de fora da indústria, ligadas ao saneamento. “Precisamos trazer os técnicos das companhias públicas, que são responsáveis pela produção de água e pela compra de produtos químicos, e mostrar que os associados da Abiquim têm responsabilidade, seguem o Programa Atuação Responsável® e entendem os problemas do segmento”, declarou. O workshop “Desafios do futuro da água potável no Brasil” será organizado no primeiro dia do congresso, 12 de agosto, das 14h30 às 18h.

O 15º Congresso de Atuação Responsável é uma realização da Abiquim, com apoio institucional da Abeq, Abiclor, Abrafati, Associquim/Sincoquim, CRQ –IV, Rede Brasileira do Pacto Global e Siresp, e patrocínio da Braskem, Grupo Ambipar, Sesi/CNI, Oxiteno, Unipar Carbocloro, Basf, Birla Carbon/Columbian Chemicals, Clariant, Du Pont, Elekeiroz, GranBio, Huntsman, Monsanto e Rhodia. O apoio é da Bayer, ICL Brasil, Lanxess, MWV Química e Nitro Química.

Responsabilidade – O Programa Atuação Responsável® (AR), marca registrada da Abiquim, é uma iniciativa da indústria química brasileira e mundial destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na melhoria contínua de seu desempenho em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. A Abiquim reestruturou o Programa em 2011, para reafirmar e fortalecer a ética e a responsabilidade das empresas associadas na sua implementação. Os indicadores de desempenho Programa demonstram os resultados alcançados e melhorias significativas, decorrente dos 20 anos de aplicação do AR no Brasil. O Programa é parte essencial da Missão da Abiquim em contribuir para a promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no País. Saiba mais em: http://www.abiquim.org.br/programa/atuacao-responsavel

Comissão Setorial – Água de qualidade e esgotos tratados são fundamentais para a saúde e o bem-estar do ser humano. Os produtos e processos desenvolvidos pela indústria química garantem a pureza da água, podem proporcionar o seu reúso e evitam a contaminação de mananciais. A importância desses produtos químicos e da disponibilidade de água de qualidade para a população motivou a criação, em 2003, da Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água da Abiquim. Hoje, a comissão conta com a participação de representantes de oito empresas fabricantes de produtos químicos utilizados nos processos de saneamento básico e tratamento de água: Bauminas, Kemira, Lonza, Nalco, Pan-Americana, Peróxidos do Brasil, Suall e Unipar Carbocloro.

15º Congresso de Atuação Responsável
Data: 12 a 13 de agosto de 2014
Hora: a partir das 9 horas (cerimônia de abertura)
Local: Novotel Center Norte, av. Zaki Narchi, 500, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Conheça a programação completa e mais informações em: www.congressoar.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>