Contrato de nafta entre Petrobras e Braskem é prorrogado até fevereiro de 2015

A Braskem e a Petrobras assinaram na quinta-feira passada (28) aditivo para a prorrogação do contrato de fornecimento de nafta,  vencido em fevereiro deste ano. Isso garante sua vigência até o encerramento de fevereiro cd 2015. As companhias ainda  não chegaram a um acordo sobre as novas condições de preço da matéria-prima.

A nova prorrogação garante a manutenção das condições atuais do contrato que  vigorou nos últimos cinco anos, entre as quais o volume fornecido, embora o  preço estabelecido no acordo que deve ser desenhado até o começo do ano que vem  vá ser ajustado retroativamente a 1º de setembro. Na primeira prorrogação, não  houve esse ajuste retroativo.

“Esse aditivo evitou a paralisação iminente da produção de centrais  petroquímicas, o que traria graves consequências ao setor químico e petroquímico  brasileiro”, informou a Braskem. A companhia disse que segue empenhada “na  identificação de uma solução estrutural que permita a assinatura de contrato de  longo prazo com a Petrobras que assegure a competitividade da indústria química  e petroquímica brasileira”.

Maior fabricante de resinas termoplásticas das Américas, a Braskem admitiu  que poderia parar a produção em pelo menos uma central petroquímica caso o preço  da nafta fornecida pela Petrobras fosse reajustado em 5% a 7% a partir deste  mês. A petroquímica, que tem a Petrobras em seu bloco de controle, com 36% do  capital total, consome 10 milhões de toneladas de nafta por ano, sendo 7 milhões  de toneladas fornecidas pela estatal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>