Brasil vai passar de 13.º para 6.º produtor mundial de petróleo até 2035 – relatório

O Brasil, atualmente o 13.º produtor mundial de petróleo, deve ascender ao sexto lugar em 2035, e multiplicar por cinco a produção de gás e por dois a de energias renováveis, prevê a Agência Internacional de Energia (AIE).
“Com base nas recentes descobertas ‘offshore’, a produção petrolífera do Brasil triplica para atingir os seis milhões de barris por dia em 2035”, calcula a AIE no seu relatório anual de referência, o ‘World Energy Outlook’.
Aquele nível “representa um terço do aumento líquido da produção mundial de petróleo e tornará o Brasil o sexto produtor mundial”, sublinha a AIE.
Quanto ao gás, a produção brasileira será multiplicada “por mais de cinco”, o que é “suficiente para cobrir todas as necessidades do país até 2030, mesmo que estas aumentem significativamente”, nota a agência.
A procura energética do Brasil aumenta ao mesmo tempo perto de 80 por cento, para permitir o acesso generalizado à eletricidade pela sua população de 190 milhões de habitantes, o que exigirá investimentos de cerca de 90 mil milhões de dólares por ano.
Em relação às energias renováveis, o Brasil continuará a ser “um líder mundial”, com uma quota de 43 por cento ao duplicar a sua produção de renováveis em 2035.

 

(Fonte: Jornal da Madeira)

 

http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/brasil-vai-passar-de-13%C2%BA-para-6%C2%BA-produtor-mundial-de-petr%C3%B3leo-at%C3%A9-2035-relat%C3%B3rio

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>