Brasil será o novo Irã do petróleo em 2035

Brasil será o novo Irã do petróleo em 2035

nov 14, 2013

Com leilões dos mega campos do pré-sal, país se tornará o sexto maior produtor de petróleo no mundo, prevê relatório da Agência Internacional de Energia

post_brasil_lider_2035

Petróleo: em pouco mais de 20 anos, o país vai praticamente triplicar sua produção de óleo

São Paulo – Enquanto os Estados Unidos caminham para se tornar a nova Arábia Saudita dopetróleo dentro de cinco anos, o Brasil deve se transformar no novo Irã. Segundo projeções da Agência Internacional de Energia (AIE), com os leilões das gigantescas reservas do pré-sal, o país será o sexto maior produtor de petróleo no mundo até 2035, lugar hoje ocupado pelo país do Oriente Médio.

Lançado nesta terça (12), o novo relatório sobre o cenário energético mundial, o Energy Outlook 2013, destaca o papel central que o Brasil terá para suprir a demanda de energia global por petróleo, sendo responsável por um terço do crescimento líquido da oferta mundial do óleo nas próximas décadas.

De acordo com as projeções feitas pela AIE, a produção de petróleo brasileira vai subir dos atuais 2,2 milhões de barris por dia  para 4,1 milhões de barris/dia em 2020, e para 6 milhões de barris/dia em 2035. Em pouco mais de 20 anos, o país vai praticamente triplicar sua produção de óleo.

Este crescimento, no entanto, é fortemente dependente do bom desenvolvimento da capacidade de exploração em águas profundas, um processo complexo e capital intensivo, sublinha a agência. Se consolidar sua posição, o Brasil será responsável por quase 60% da produção mundial em águas profundas, em 2035.

Perspectivas

Um fator fundamental na formação perspectivas energéticas do Brasil será o sucesso do país na manutenção dos altos níveis de investimento, na média de 90 bilhões de dólares por ano. Quase dois terços disso é fundamental para o desenvolvimento do setor de petróleo e mais de um quarto para ampliar a geração de energia e a rede de transmissão.

O fardo mais pesado, diz a agência, ficará com a Petrobras, “o maior operador do mundo em águas profundas, que deverá focar na sua capacidade de implantar recursos de forma eficaz através de uma enorme e variado programa de investimento”.

Apesar da maior disponibilidade e utilização de combustíveis fósseis, o setor de energia do Brasil continua sendo um dos menos intensivos em carbono no mundo, destaca o relatório, que define o país como um líder mundial em energia renovável.

Segundo a agência, o Brasil deve dobrar sua produção a partir de fontes renováveis até 2035, mantendo a sua quota de 43% no mix energético nacional.

(Fonte: Revista Exame)

 

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/energia/noticias/brasil-sera-o-novo-ira-do-petroleo-em-2035

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>