Se pré-sal vingar, Brasil deve se tornar grande exportador, diz AIE

Se pré-sal vingar, Brasil deve se tornar grande exportador, diz AIE

nov 12, 2013

Devido às condições difíceis e onerosas de extração de petróleo em águas profundas, o custo da produção no Brasil será superior a de outras regiões como o Oriente Médio e a Rússia, criando um ambiente mais desafiador

Petróleo: Brasil deve avançar na produção e EUA devem superar Oriente Médio (Fabio Rossi/Ag. O Globo)

Petróleo: Brasil deve avançar na produção e EUA devem superar Oriente Médio (Fabio Rossi/Ag. O Globo)

 

O Brasil se transformará nos próximos anos num dos maiores exportadores de petróleo e um dos principais produtores de energia do mundo, afirmou a Agência Internacional da Energia (AIE) em relatório divulgado nesta terça-feira.

Para 2035, a produção petroleira do Brasil deve triplicar e alcançar seis milhões de barris diários (mbd), contribuindo com um terço do crescimento da produção líquida mundial e fazendo do país o sexto maior produtor de petróleo do mundo. A AIE ainda prevê que a produção de gás se multiplicará por cinco, o que permitirá cobrir até 2030 as necessidades do país, apesar de o consumo crescer exponencialmente.

No entanto, a agência adverte que para atingir as expectativas, o Brasil deverá implementar um programa de investimentos sério, diante de um cenário adverso. A AIE explica que, devido às condições difíceis e onerosas de extração de petróleo do pré-sal, o custo da produção será superior a de outras regiões como Oriente Médio e Rússia. Além disso, a maior parte dos investimentos necessários virá da Petrobras, o que colocará em xeque a capacidade da estatal de dedicar recursos suficientes à exploração. A isso se soma o compromisso de uso de conteúdo local, o que pressionará ainda mais uma cadeia de fornecimento já limitada.

(Com Reuters e Agência France-Presse)

 

(Fonte: Veja)

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/se-pre-sal-vingar-brasil-deve-se-tornar-grande-exportador-diz-aie

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>