Foi constituída e instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, o deputado federal Vanderlei Siraque foi eleito Presidente da Frente

Leia a entrevista editada do deputado federal Vanderlei Siraque – PT-SP

1- Quem participará da Frente Parlamentar?

V.Siraque: A Frente está aberta à participação de prefeitos, vereadores, das localidades onde houver este tipo de atividade econômica. E, também, deputados estaduais, governadores, empresários e trabalhadores do setor. E lógico, deputados federais e senadores.

2- Quais sãos as suas principais finalidades?

V.Siraque: Penso que o Brasil, em vez de ser um país exportador de petróleo do pré-sal, deve agregar valores, deve incentivar a indústria de transformação petroquímica, química e de plástico. Entendo que se o Brasil não fizer isso, o petróleo que hoje é nosso, retornará amanhã em forma de outros produtos e a nossa balança continuará deficitária neste setor.

3- Para isso o setor petroquímico, químico e plástico precisa ser competitivo em comparação com a cadeia produtiva de outros países?

V.Siraque: Sim, a cadeia produtiva do setor precisa ser competitiva para sobreviver e crescer. É uma indústria estratégica para o Brasil.

4-  E como ser competitivo?

V.Siraque: É necessário reduzir os custos de produção por meio de novas tecnologias, desoneração da carga tributária, redução das tarifas de energia elétrica, do gás, da água. É preciso, também, reduzir as altas taxas de juros, equilibrar o real em relação às moedas estrangeiras, qualificar e formar mão de obra, investimento em logística e infraestrutura, como portos, aeroportos, rodovias. Além de desburocratizar e facilitar a abertura, ampliação e instalação de empresas.

5-Como o senhor atuará?

V.Siraque: Estou acompanhando o trâmite dos projetos de leis municipais, estaduais e federal, tanto na Câmara, quanto no Senado, os quais sejam de interesse da competitividade do setor, assim, lutaremos contra qualquer projeto ou legislação que possam prejudicar esta cadeia produtiva.

6- Mas isso não depende só do senhor?

V.Siraque: Depende da conscientização dos trabalhadores e dos empresários do setor, dos prefeitos, governadores, ministériose da sociedade. É preciso entender que esta atividade é estratégica para a economia do Brasil, para que possamos investir em educação, saúde, segurança pública e resolver o problema do emprego,da miséria, da probreza. Assim, é necessário dialogar, fazer debates, seminários, esclarecimentos.

7- As reuniões serão abertas?

V.Siraque: Todas as atividades da Frente serão abertas. Vamos visitar as empresas em todo o Brasil, a transparência é a nossa marca histórica e defenderemos sempre o desenvolvimento sustentável, porque pensamos nas gerações futuras.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>