Siraque alerta os Prefeitos sobre a importância da Indústria Química para a região do Grande ABC

Conclusões do seminário da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, realizado dia 02 de maio de 2013, na Região do Grande ABC.

As tabelas abaixo, apresentadas pelo Presidente da Elequeiroz e Vice-Presidente da ABIQUIM, Dr. Marcos De Marchi, demonstram as oportunidades de investimentos da indústria química brasileira. Conforme o Pacto Nacional da Indústria Química, 2010-2020, seria necessário investimentos na ordem de US$167 bilhões e mais US$ 32 bilhões em P&D para atender a crescente demanda do setor e equilibrar a balança comercia do Brasil.
pizzas_seminario
Entretanto, acredito que será possível fazer “do limão, uma limonada”, já que o governo federal está com o propósito real de incentivar toda a cadeia produtiva do setor, e o grande ABC tem vantagens locacionais para receber novos investimentos, pois tem mão de obra qualificada, universidades, rodovias (Anchieta, Imigrantes, Rodoanel), ferrovia, proximidade com o porto de Santos, cadeias produtivas complementares. A nossa logística, apesar de ainda insuficiente, é melhor que das outras regiões do país.

A título de sugestão, a Frente Parlamentar propõe o seguinte para a região:

1 – Restabelecimento, junto ao Consórcio, do Grupo de Trabalho do Setor Químico, Petroquímico e Plástico com a participação dos representantes das prefeituras, empresários, trabalhadores e Frente Parlamentar;

2 – Levantamento dos dados do setor nas sete cidades da região do grande ABC;

3 – São fundamentais os APL(s)-Arranjos Produtivos Locais em cada Município. Entretanto, é mais interessante trabalhar via o Consórcio e, assim, fazer o APL do Setor Químico, Petroquímico e Plástico para a região como um todo.

4 – Incentivar a quarta geração da cadeia produtiva.Explica-se: a reversibilidade/reciclagem dos produtos sem utilidade com o intuito de completar o ciclo químico e a defesa do meio ambiente, além de novos negócios.

A Frente Parlamentar está aberta para a participação de todos os prefeitos, empresários,trabalhadores que tenham interesse específico na defesa da competitividade deste setor, conforme o estatuto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>